Em São Gabriel da Cachoeira, Idam auxilia associação indígena Tuyuka na emissão do CAF Jurídico
- 09/10/2025
- 0 Comentário(s)
Por Rádio Tropical
Agricultores indígenas da etnia Tuyuka, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) Jurídico da Associação Indígena da Etnia Tuyuka Moradores de São Gabriel da Cachoeira (AIETUM - SGC). A ação foi realizada com apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) do Idam em São Gabriel da Cachoeira, Francisco Garcia Diógenes, o documento beneficia diretamente 71 agricultores indígenas associados.
“Com o CAF Jurídico, os membros da associação passam a ter acesso a chamadas públicas como o Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, destacou.
O atendimento foi conduzido pelo técnico agropecuário do Idam, José Renato Dantas, e pelo engenheiro agrônomo do instituto, Roney Macedo. A ação contou ainda com a colaboração da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), parceira fundamental no fortalecimento das iniciativas produtivas locais.
O que é o CAF
O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento oficial para identificar e qualificar agricultores familiares no Brasil. Criado a partir da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), o cadastro contempla unidades familiares de produção, empreendimentos rurais familiares e associações, sendo requisito básico para acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.
FOTOS: Divulgação/Idam
#Compartilhe









