​Em São Gabriel da Cachoeira, Idam auxilia associação indígena Tuyuka na emissão do CAF Jurídico

  • 09/10/2025
  • 0 Comentário(s)

​Em São Gabriel da Cachoeira, Idam auxilia associação indígena Tuyuka na emissão do CAF Jurídico

Por Rádio Tropical

Agricultores indígenas da etnia Tuyuka, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) Jurídico da Associação Indígena da Etnia Tuyuka Moradores de São Gabriel da Cachoeira (AIETUM - SGC). A ação foi realizada com apoio técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).


Segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) do Idam em São Gabriel da Cachoeira, Francisco Garcia Diógenes, o documento beneficia diretamente 71 agricultores indígenas associados.

“Com o CAF Jurídico, os membros da associação passam a ter acesso a chamadas públicas como o Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, destacou.

O atendimento foi conduzido pelo técnico agropecuário do Idam, José Renato Dantas, e pelo engenheiro agrônomo do instituto, Roney Macedo. A ação contou ainda com a colaboração da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), parceira fundamental no fortalecimento das iniciativas produtivas locais.

O que é o CAF

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) é o instrumento oficial para identificar e qualificar agricultores familiares no Brasil. Criado a partir da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), o cadastro contempla unidades familiares de produção, empreendimentos rurais familiares e associações, sendo requisito básico para acesso a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar.

FOTOS: Divulgação/Idam

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes