No Amazonas, homem acumula R$ 310 mil em multas por crimes ambientais, mas permanece em liberdade
- 09/10/2025
- 0 Comentário(s)
Por Rádio Tropical
As investigações da Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente de Parintins (Sedema) apontaram que dois carregamentos ilegais de tartarugas, apreendidos no município nas últimas semanas, tinham como destino o mesmo comprador: Netonias da Silva, de 49 anos. Ele já acumula aproximadamente R$ 310 mil em multas ambientais.
O mais recente flagrante ocorreu na noite do último domingo (5), quando fiscais e policiais apreenderam 12 tartarugas que eram transportadas em um triciclo motorizado. O condutor do veículo informou à Polícia Civil que a carga seria entregue na residência de Netonias, também identificado como responsável pelo carregamento de 50 tartarugas apreendidas em 24 de setembro deste ano, no Porto de Parintins interior do Amazonas.
De acordo com a Sedema, uma nova multa foi aplicada contra o comprador, somando-se às penalidades anteriores. O motorista do triciclo também foi multado e vai responder por crime ambiental.
“É uma pessoa que segue praticando crimes ambientais aqui no município. Se essas tartarugas estão vindo para cá, é porque há quem compre esses animais.
Alertamos que quem compra e transporta animais silvestres poderá ser penalizado. É importante conscientizar a população sobre o consumo ilegal desses animais, especialmente os quelônios, que estão em período de reprodução”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Parintins, Wescley Tavares.
Apesar do peso financeiro das sanções, no campo criminal a situação é diferente. Netonias não corre risco de prisão e permanece em liberdade. Na 3ª Delegacia Interativa de Polícia de Parintins (3ª DIP), contra ele foi registrado apenas um Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), procedimento que não prevê detenção.
Foto: Reprodução
#Compartilhe









