"Temporal provoca alagamentos em Manaus; carros ficam submersos e motoristas abandonam veículos"
- 05/10/2025
- 0 Comentário(s)
Por Rádio Tropical
Um forte temporal atingiu Manaus no último domingo (5), provocando alagamentos em várias áreas da cidade. Ruas como Saldanha Marinho, Lobo D’Almada e a avenida Getúlio Vargas que costuma ter trecho liberado para lazer aos domingos ficaram completamente tomadas pela água. Carros chegaram a boiar e motoristas precisaram abandonar os veículos às pressas para escapar da enxurrada.


O temporal trouxe transtornos no trânsito e danos estruturais. Rajadas de vento arrancaram telhas de residências e destruíram parte de uma instalação recém-montada na Feira do São Jorge. Moradores registraram cenas de risco em diversos pontos da capital. No Centro, a entrada de uma galeria ficou totalmente coberta pela água, impedindo a saída de quem estava dentro. Na zona Sul, famílias foram obrigadas a buscar abrigo em áreas mais seguras após os ventos destelharem casas.

A mobilidade também foi prejudicada em várias zonas da cidade, com trechos de tráfego lento e motoristas improvisando desvios. Em áreas mais baixas, moradores buscaram se proteger em pontos elevados. No Beco Ayrão, no bairro Praça 14 de Janeiro, e no bairro Raiz, ambos na zona Sul, moradores ficaram ilhados.

A moradora Miriam Bonfim fez um desabafo direcionado ao prefeito de Manaus: “E viva o nosso prefeito David Almeida, que para o ‘Sou Manaus’ gasta milhões, mas para ajeitar o Beco Ayrão não tem. Tudo alagado, a ponte indo embora e ainda nem parou de chover. Está tudo indo embora, as casas alagadas. Olha aí, Davizão, o melhor prefeito de Manaus. Só que não, é o pior de todos os tempos”, declarou.

A Defesa Civil do Amazonas emitiu alerta para risco de alagamentos, enxurradas e inundações em Manaus e no interior do estado. De acordo com o órgão, a capital está sob alerta amarelo para chuva intensa. Municípios como Novo Olinda do Norte, Autazes, Careiro, Borba, Itacoatiara e Manacapuru também devem ser atingidos pelos temporais. Imagens de radar indicam potencial para chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas.
Fotos: Reprodução
#Compartilhe









