Amazonas registra quase 1,5 mil casos confirmados de esporotricose humana e mais de 3,5 mil em animais
- 30/09/2025
- 0 Comentário(s)
Por Rádio Tropical
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), divulgou nesta terça-feira (30/09) o informe epidemiológico atualizado sobre a esporotricose em humanos e animais.
De janeiro a setembro de 2025, o estado notificou 1.895 casos suspeitos da doença em pessoas, sendo 1.469 confirmados e 225 ainda em investigação. O boletim também registra um óbito. A maioria dos casos ocorreu em Manaus (1.373), seguida de Presidente Figueiredo (34), Barcelos (26), Iranduba (9), Maués (6), Manacapuru (5) e Itacoatiara (4).
No mesmo período, foram 3.797 notificações de esporotricose em animais, das quais 3.559 confirmadas. Atualmente, 1.875 animais estão em tratamento, enquanto 1.660 evoluíram para óbito ou precisaram ser submetidos à eutanásia. Gatos representam 97,4% das ocorrências, e cães 2,6%. A maior parte dos animais acometidos é macho (65,4%).
O enfrentamento da doença no Amazonas conta com um Grupo de Trabalho Interinstitucional, que reúne FVS-RCP, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Fundação Alfredo da Matta (FUHAM), Secretaria de Estado de Proteção Animal (SEPET), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manaus e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM).
A esporotricose é uma infecção causada por fungos do gênero Sporothrix, encontrados no solo, cascas de árvores e matéria orgânica em decomposição.
A transmissão ocorre por contato do fungo com a pele ou mucosas, por meio de arranhões, mordidas ou lesões em humanos e animais.
Entre as medidas de prevenção estão evitar que cães e gatos circulem sem supervisão e buscar atendimento médico ou veterinário em casos suspeitos.
O informe epidemiológico completo pode ser consultado no site da FVS-RCP (www.fvs.am.gov.br), com atualização mensal sempre na última terça-feira.
FOTO: Divulgação
#Compartilhe









